ETANOL: Fevereiro se inicia com alta nos preços

Por Cepea
Publicado 07/02/2023
A A

O primeiro mês da entressafra 2022/23 fechou com os preços dos etanóis anidro e hidratado em queda no mercado paulista. Assim, o recuo dos Indicadores CEPEA/ESALQ mensais dos etanóis no estado de São Paulo se intensificou na parcial da safra 2022/23 (de abril/22 a jan/23), ficando na casa dos 15% frente ao mesmo período da temporada passada para ambos os combustíveis. 

Já em fevereiro, as cotações estão subindo, devido à baixa disponibilidade decorrente do período de entressafra. Segundo pesquisadores do Cepea, as altas foram observadas apesar da baixa liquidez, visto que o mercado tem sido abastecido com produto de negócios fechados anteriormente e que há pouco interesse comprador. 

Entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, o Indicador CEPEA/ESALQ semanal do etanol hidratado, no segmento produtor do estado de São Paulo, fechou a R$ 2,7071/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins – alíquota zerada), avanço de 0,64% frente ao do período anterior. Para o anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 3,0769/litro, valor líquido de impostos (PIS/Cofins – alíquota zerada), aumento de 2,87%.

Fonte: Cepea