UVA: Exportações caem no acumulado de 2022, mas seguem acima da média

Por cepea
Publicado 17/08/2022
A A

As exportações brasileiras de uvas de mesa caíram significativamente nos primeiros sete meses de 2022 frente ao mesmo período do ano passado. Conforme dados da Secex, entre janeiro e julho deste ano, o Brasil exportou 12,4 mil toneladas da fruta, redução de 45% em comparação com o volume embarcado em 2021. Em receita, foram arrecadados US$ 26,2 milhões, recuo de 49% na mesma comparação.

Segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, o menor desempenho dos embarques nesse período já era esperado, considerando os impactos significativos do clima mais chuvoso na produção do Vale do São Francisco (PE/BA) – tanto em volume quanto em qualidade.

Apesar da diminuição significativa frente ao ano passado, as exportações da fruta seguem bastante acima da média para o período: frente à média entre 2010 e 2019, o volume embarcado cresceu 374% em 2022, e a receita, 327%. No mês de julho/22, especificamente, o desempenho das exportações foi 85% menor que o de junho/22, em termos de volume.

Segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, esse cenário é justificado pela baixa disponibilidade de uvas brancas sem semente em praticamente todas as empresas embaladoras – a maioria delas está com estoques bastante reduzidos há algumas semanas.

Neste mês de agosto, os envios podem continuar lentos, já que a oferta das variedades brancas sem semente continua baixa – a previsão é de aumento apenas a partir de setembro, quando ocorre a abertura da janela de exportação do segundo semestre. 

Fonte: cepea