Comissão debate regulamentação das film commissions
Essas organizações se dedicam a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais

Por Redação
Publicado 17/04/2024
A A

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (17) a regulamentação das film commissions. Essas organizações se dedicam a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais.

Em São Paulo, há uma film commission em funcionamento desde 2016. Ela foi criada para centralizar e operacionalizar os pedidos de filmagem na cidade paulista.

O deputado André Figueiredo (PDT-CE) afirma que as film commissions fazem parte de uma política pública de estímulo ao mercado audiovisual de forte impacto multisetorial, proporcionando desenvolvimento econômico e promovendo o turismo nacional.

Segundo o parlamentar, essas instituições atuam como pontes entre a indústria audiovisual e os destinos turísticos. "Elas são responsáveis por atrair produções de filmes, séries e outros conteúdos audiovisuais para locais específicos, o que pode gerar um aumento significativo no interesse turístico dessas áreas", explica.

Marco legal
Figueiredo quer discutir a construção de um marco legal para estabelecer critérios, competências e responsabilidades das film commissions em nível federal, estadual e municipal.

Figueiredo ressalta ainda a importância de se criar um órgão para coordenar e integrar as film commissions existentes no Brasil.

A audiência será realizada às 15 horas, no plenário 5.