PF deflagra operação para combater exploração ilegal de terra indígena em RO

Por Redação
Publicado 13/07/2023
A A
Foto: PF/RO

Ji Paraná/RO. A Polícia Federal deflagrou a Operação Rei do Gado, em parceria com a Funai, nesta quinta-feira, 13/7, na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada em Cacoal/RO, a fim dereprimir crimes contra o meio ambiente nesta área de preservação.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO, a equipe realizou a apreensão de 200 cabeças de gado.

Os suspeitos responderão pelos crimes de desmatamento, exploração econômica ou degradação da floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente, além de associação criminosa, cuja penas somadas chegam a sete anos de prisão.

A investigação teve início em julho de 2021, quando a Polícia Federal em Ji-Paraná/RO, com apoio da Funai e da Polícia Militar, prendeu em flagrante quatro pessoas que praticavam desmatamento ilegal na terra indígena.

No decorrer das investigações, verificou-se que indígenas estariam arrendando terras para criação de gado de terceiros, mediante o recebimento de quantias em dinheiro, resultando no enriquecimento ilícito, além de danos ambientais.

A operação tem o nome de Rei do Gado devido ao fato dos investigados enriquecerem ilicitamente através de arrendamento de Terras Indígenas para criação de bovinos, demonstrando um padrão elevado comparado aos costumes observados em outras aldeias.

Foto: PF/RO
Foto: PF/RO

Fonte: PF/RO