CBF exige mínimo de seis clubes em competições estaduais após reformulação do RGC
Novo Regulamento Geral de Competições impacta critérios de participação em campeonatos nacionais.

Publicado 30/03/2023
A A

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou recentemente uma reformulação do Regulamento Geral de Competições (RGC), que estabelece mudanças nos critérios de participação dos clubes em competições nacionais, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. A partir de 2023, o novo RGC passa a reconhecer apenas competições estaduais com a participação mínima de seis clubes.

Um exemplo prático dessa mudança são as competições de futebol feminino. A partir de 2023, os torneios estaduais devem contar com pelo menos seis clubes, sendo quatro deles profissionais. Devido à desistência de uma equipe de Rondônia no estadual de 2022, o estado não terá representante no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3 em 2023.

O novo Regulamento Geral de Competições 2023 inclui o seguinte trecho:

“Art. 25 – [...] tais torneios somente serão reconhecidos pela CBF se disputados por, no mínimo, 6 (seis) Clubes, sendo ao menos 4 (quatro) Clubes do principal campeonato profissional organizado pela Federação”

“Parágrafo 2º – Em caso de desconformidade ou descumprimento dos critérios técnicos de atribuição de vaga para participação e de requisitos dos torneios seletivos previstos no presente regulamento, caberá sempre à CBF a definição da atribuição da vaga”

Essa reformulação visa elevar o nível técnico das competições e garantir maior representatividade nos campeonatos nacionais.