Eleições 2022: quase 18% dos candidatos de Rondônia são empresários e comerciantes
Empresário é a ocupação mais comum entre os candidatos em Rondônia, aponta Justiça Eleitoral.

Por Redação
Publicado 22/08/2022
A A

Empresários e comerciantes correspondem a 17,58% das profissões indicadas por candidatos registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Rondônia.

Dos 620 nomes que disputam as eleições deste ano no estado, 78 são empresários, 27 são comerciantes e 4 comerciários.

Os números correspondem a candidaturas de homens e mulheres ao governo de Rondônia, Senado (considerando também vices e suplentes), deputados federais e deputados estaduais.

O partido com mais empresários candidatos é o PP (8,97%), e empatados na sequência estão o PODE e PTB (7,69% cada).

Em Rondônia, segundo a Justiça Eleitoral, empresário é a ocupação mais comum entre os candidatos. Dos 78 empresários que disputam as eleições, 51 tentam ser eleitos para a Assembleia Legislativa, 15 buscam a Câmara Federal e 3 deles disputam a cadeira do governo estadual.


Os dados fazem parte das estatísticas do TSE, com base nos pedidos de registro de candidaturas feitos até 15 de agosto. O levantamento mostra ainda que dos 78 empresários registrados, 59 são candidatos homens (75,24%).

Já dos 27 candidatos que são comerciantes, 11 são do partido PSOL, o que corresponde a 40,74% (veja abaixo). Em segundo lugar está o Solidariedade, com quatro registros de candidaturas de comerciantes.

Fonte: G1/RO