Café Hel especial, campeão do Concafé 2021 também está participando da Rondônia Rural Show Internacional

Publicado 27/05/2022
Atualizado 27/05/2022
A A
Foto: Ji-Paraná Notícias

Nesta semana de convivência com as famílias Rondônia Rural Show Internacional, o Ji-Paraná Notícias teve a oportunidade de visitar o Estande, e conversar com um dos integrantes da Família Hel, produtores de café no município de Novo Horizonte do Oeste, e campeão do Concafé 2021.

  O cafeicultor Ronieli Hel cita que todo trabalho realizado e que foi premiado, é um trabalho familiar, desde o plantio, os cuidados, a colheita, a seleção dos grãos, o processo de fermentação para se chegar à qualidade desejada, tudo é feito pela família, que cuida hoje de 25 hectares de lavoura cafeeira, na Linha 144, lado Norte, no município de Novo Horizonte do Oeste. Para se ter idéia da importância da participação na 9ª Rondônia Rural Show Internacional, nesta sexta feira, todo o café campeão já tinha sido comercializado, restando somente duas qualidades de café tradicional, e um café também especial que conseguiu 83 pontos no concurso do Concafé.

  Ronieli diz que para trabalhar com o café especial, tem que gostar, porque é muito trabalhoso. O processo de fermentação que usa é o anaeróbico, que é feito em tambores de 200 litros de 12 a 15 dias, e nesse processo ele absorve todos os atributos do café, já que atrai o sabor da flor que foi levada para a casca, e o grão absorve todo o sabor da casca, tornando um café especial, um café gourmet.

  O café com a marca “Hel Café Especial”,  se tornou conhecido nacionalmente  e agora internacionalmente, já que são exportados. Nesse momento a preocupação é com a regularização da marca. A nota conseguida no concurso, segundo o produtor, foi uma nota especial, haja vista, que para ser um café especial tem que conseguir nota acima 80 pontos, e no caso do seu produto a nota foi de 86,67 pontos, uma nota espetacular, sabendo que passando de 85 pontos já se torna um café Gourmet.

  A lavoura cafeeira é comandada por três integrantes da mesma família, seus pais, seu irmão e esposa, e o Ronieli e esposa, isso quer dizer a família Hel, todos trabalham em parceria no intuito de obter maior qualidade para o produto. “Pra fazer um café especial, não é para qualquer um, é para quem realmente gosta de trabalhar com café”, disse o campeão. Falando ainda em competição, avisa que enquanto um membro da família está expondo e tornando conhecida a marca do café, seu pai já está preparando a nova mostra que irá concorrer no Concafé 2022.

  Ele enaltece ainda o município de Novo Horizonte do Oeste, onde está localizada sua propriedade, pois o município é tri campeão Estadual do Concafé do Estado de Rondônia, é do município também a campeã brasileira, título conquistado em Minas Gerais. Apesar de não ter participado, ele cita que nessa competição em Minas Gerais, dos seis prêmios que estavam em jogo, Rondônia trouxe cinco, sendo que só para os produtores de Novo Horizonte foram três prêmios, demonstrando a importância do município para a produção de café, mas garante que para a próxima etapa do concurso, o café da família Hel será representado.

  Ronieli fala da importância das parcerias como: Emater do município, Secretaria de Estado da Agricultura, as associações que sempre estão dando uma força, mas salienta que tem um agradecimento especial para Poliana Perrut, Agrônoma e dona do viveiro em Novo Horizonte, que foi a pessoa que não deixou a família desistir. Afirma também que tem recebido o apoio do executivo municipal, pois o primeiro município do Estado de Rondônia que também fez a premiação do Concafé, distribuindo roçadeiras, capacetes, etc., além dos cursos de capacitação, foi Novo Horizonte do Oeste.