Incentivadores do handebol: "Tem que ter paixão", afirma professor inspiração de mantenedor do esporte em Rondônia
Professores de educação física, Erasmo e Michel seguem passos um do outro na manutenção do esporte

Por Ge RO
Publicado 06/10/2021
Atualizado 06/10/2021
A A

Erasmo Afonso de Mesquita e Éverton Michel Lucas da Silva tem uma paixão em comum. Ambos são apaixonados pelo handebol. Michel, inclusive, se inspirou em Erasmo para seguir se empenhando pela modalidade. A vida dele mudou através do esporte conhecido através do professor.

O espelho, Afonso foi atleta, é fruto do JOER e chegou a seleção estadual. Os caminhos foram levando ele para o ensino.

- Eu comecei com atleta pela seleção de Rondônia. Joguei pelo colégio Castelo Branco, Barão de Solimões e Carmela Dutra. Fui campeão de JOER algumas vezes e fiquei com uma boa colocação em terceiro lugar pela seleção de Rondônia no Brasil. Após a idade ter terminado, a idade escolar, eu comecei jogar em clubes e posteriormente virei técnico. Formei em educação física, fui técnico da seleção de Rondônia, técnico universitário e hoje estou sendo técnico de escolinhas – disse Erasmo Afonso de Mesquita.

Isso tudo fez com que o amor pela modalidade crescesse e se desenvolvesse em Erasmo. Ele conta o porquê permanece se dedicando ao handebol.

- Tem que ter paixão. Acho que na vida de todo mundo você tem que manter uma boa prática e isso cria bons hábitos. Eu tive muitos amigos com isso, cresci como pessoa e também aumentei minha questão cooperativa. Porque o esporte coletivo exige muito a cooperação. Então hoje eu me considero uma pessoa que gosta de ajudar. Credito isso ao esporte – descreveu.

Ele já viveu, ensinou e continua ensinando muita coisa através do esporte. Os movimentos do jogo o fascinaram.

- É porque o handebol especificamente é um esporte que desenvolve os exercícios naturais. Como correr, pular, saltar, arremessar, toda criança já faz isso naturalmente. O handebol aprimora esses movimentos deles. Não só também isso, porque exige um raciocínio rápido. Porque o tempo pra você mexer a bola, e trabalhar uma bola, é curto e automaticamente a criança desenvolve seu aspecto cognitivo. Então há vários fatores que o esporte em geral, entre eles o handebol desenvolve no ser humano. Fora a sociabilização que tem também, o nível de amizade que você cria é muito grande – afirmou.

Relação entre Erasmo e Michel

Os treinos possibilitam muitas histórias de vida. Foi o caso do professor Erasmo, com Michel. Everto Michel Lucas, hoje diretor de esportes da ADPVH/Rádio Farol, teve o primeiro contato com a modalidade na infância com a mãe adotiva de consideração, isso até os 14. Há 10 anos, retornou ao esporte a frente da equipe da Rádio Farol. Mas, contava sempre com o apoio do professor.

- O Erasmo é um espelho. Não é um espelho só pra mim, mas um espelho para todos que foram atletas dele. Ele é uma pessoa sensacional, realmente ele é diferenciado, ele faz por amor. Então eu tento levar um pouco disso para os meus alunos porque pra mim foi muito importante. Então é importante passar isso adiante – afirmou.

Erasmo sempre estava por perto — Michel

Ele conta como o esporte e o apoio do professor mudaram os caminhos de sua vida para melhor.

– O esporte, ele salvou a minha vida! Aonde eu nasci, aonde eu cresci na verdade tenho bastante amigos que seguiram destinos diferente. Eu costumo dizer, muito para os meus alunos hoje que o esporte salvou minha vida porque eu poderia ter seguido alguns desses caminhos, e não, como eu me envolvi muito com o handebol, e tinha uma professora que estava sempre ali acompanhando a gente, então eu consegui ser bem direcionado pra vida. E hoje, eu tento fazer o máximo pelos meus alunos, também tentando direcionar eles para os caminhos do bem – relatou.

E é modelo para Michel prosseguir com o trabalho à só na Rádio Farol. Ele acompanhou a desistência de outras equipes em Porto Velho.

– Hoje infelizmente muitas equipes pararam, antes nós tínhamos mais quatro equipes aqui em porto velho. Hoje só tem a Rádio Farol, a ADPVH que é o mesmo time que estão em atividades, e quem comanda sou eu. Antes ainda tínhamos o Peterson, mas ele teve que se ausentar. Eu que administro os treinos, administro a parte de campeonatos, torneios, uniformes, compra de material. Tudo a gente que promove isso com a ajuda dos atletas – revela.

Fonte: Ge RO