Movimento pede a soltura de presos da LCP e inicia vaquinha para bancar manifesto sonoro
A mobilização teve início em Curitiba, capital do Paraná, e quer chamar atenção para o problema no campo envolvendo o poder público em Rondônia e membros da LCP.

Publicado 28/09/2021
A A

Uma campanha de arrecadação em dinheiro para apoiar iniciativa cultura e na produção de um manifesto sonoro em apoio à Liga Camponeses Pobres (LCP) de Rondônia vem sendo realizada na internet com ajuda de músicos e artistas culturais do país. A mobilização teve início em Curitiba, capital do Paraná, e quer chamar atenção para o problema no campo envolvendo o poder público em Rondônia e membros da LCP.

A ideia central é convocar artistas do Brasil para a produção de manifestos sonoros e chamar atenção do mundo sobre a prisão de quatro integrantes da LCP que estão à disposição da Justiça de Rondônia. Os presos são identificados como Ezequiel, Luis Carlos, Estefane e Ricardo. Segundo um dos organizadores do movimento, a LCP é "um dos mais combativos movimentos do campo brasileiro".  

A vaquinha para apoiar a iniciativa cultural e o movimento camponês foi lançada num site com meta de arrecadação em dinheiro, no valor de R$ 10 mil reais, durante pouco mais de 30 dias. O site verificou que até o momento, R$ 1.810 reais foram arrecadados.

"Por compreender que a luta dos camponeses é justa e que nela reside a resolução de problemas históricos da nação, organizamo-nos para oferecer o que temos: nossa arte, na forma de uma coletânea musical. O papel da cultura e da arte deve ser sempre o de representar e defender o povo e suas lutas. Propagandear e prestar solidariedade a esses bravos filhos e filhas do povo brasileiro é dever de todo democrata e revolucionário. Você também pode apoiar a cultura popular e a luta camponesa! Toda ajuda é bem vinda. O dinheiro será destinado à produção da coletânea e revertido à LCP", justifica o autor do coletivo, Vladmir Nascimento.