Confúcio Moura reivindica mais ações concretas em apoio à educação brasileira
O parlamentar afirma que tem priorizado estimular a gestão escolar em diversos municípios de Rondônia

Publicado 15/09/2021
A A

Em pronunciamento na terça-feira (14/09) o senador Confúcio Moura (MDB-RO), membro titular da Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE), disse que não basta falar que educação é prioridade, mas é que preciso de prática, de ações concretas. O parlamentar asseverou que o tema não pode ficar apenas da boca para fora.

Ao tomar posse no Senado, Confúcio Moura disse que preparou uma equipe do gabinete para conversar com prefeitos do Estado de Rondônia e colocou à disposição deles o projeto “Pacto pela Aprendizagem”, pela alfabetização na idade certa, e assim tem sido feito.

De acordo com o parlamentar, o que há disponível no Senado, além dos discursos e das proposições há os recursos das emendas individuais e de bancada. “Eu tenho colocado integralmente esses recursos na área de ciência e tecnologia para as escolas e também na área de obras inacabadas, em creches, estimulando também a gestão escolar, com nossa equipe visitando mais de 20 prefeituras continuadamente”, enfatizou.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o índice Nacional do Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb) também são preocupações, destaca o senador. “Numa olimpíada o atleta se prepara anos, a vida toda para essa olimpíada, para ganhar uma medalha de ouro. E o Ideb é também uma olimpíada. E assim nós temos que preparar os nossos alunos, como se fossem verdadeiros atletas, para uma competição nacional, para que possam melhorar, criar um espírito de competição boa entre alunos e também entre escolas e municípios”, disse.

Inclusão Digital

Confúcio Moura também destacou a inclusão digital nos municípios por meio do programa Gesac em parceria com a Telebras. “Nós temos também colocado antenas do Gesac em escolas e unidades básicas de saúde no interior, nas áreas ribeirinhas, em comunidades indígenas, em áreas distantes, isoladas. É uma internet de altíssima qualidade via satélite que nós colocamos. A Telebras faz toda a montagem, num espaço muito curto e eficiente, e ali pode também, com um pequeno equipamento, ampliar para criar algumas casas no entorno dessas unidades”, lembrou.

Fonte: Assessoria