Seas destaca importância da celebração do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, neste 21 de março
O respeito às diferenças é destacado pela Seas nesta data que lembra o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

Publicado 20/03/2021
Atualizado 20/03/2021
A A

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial constituindo um chamado à comunidade internacional para eliminar todas as formas de discriminação racial. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), reconhece como imprescindível a celebração desta data para a sensibilização das pessoas e promoção do convívio social sem preconceitos, visando o resguardo da identidade de todas as raças contra todo tipo de preconceito.

A data foi escolhida em virtude do massacre de Shaperville que ocorreu em 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, após um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que subjugava a população negra a sempre portar um cartão pessoal que identificava os locais em que lhe era permitido transitar. Tal situação decorreu do regime do Apartheid que decretava a segregação racial dividindo a sociedade entre negros e brancos distinguindo, inclusive, os locais de uso e circulação de cada um.

Para a Seas, a educação e a conscientização social são as principais ferramentas para a erradicação da discriminação racial. Além disso, valores como respeito e tolerância são fundamentais para gerar integração e igualdade.

Cabe relembrar uma importante iniciativa realizada no Brasil: a fundação do Teatro Experimental do Negro (TEN). Até a década de 1940, os negros eram sub-representados no teatro e no cinema do Brasil e sua presença era circunscrita a papéis subalternos ou caricaturais reforçando estereótipos raciais.

O Teatro Experimental do Negro foi criado em 1944 por iniciativa de Abdias Nascimento com o objetivo de valorizar a identidade negra e combater a discriminação. Em uma época em que não existiam escolas de teatro, o TEN serviu como importante ambiente de formação lançando diversos nomes para o teatro nacional.