Enem 2020: mais de 60 mil inscritos fazem prova neste domingo em Rondônia; em duas cidades exame foi suspenso
Primeiro dia do Enem 2020 teve candidatos que reforçaram a proteção contra o coronavírus. Espigão D'Oeste e Rolim de Moura adiaram a aplicação.

Por G1 RO
Publicado 18/01/2021
Atualizado 18/01/2021
A A

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em Rondônia, participam neste domingo (17) do primeiro dia de aplicação da versão impressa. Os participantes responderam questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias além de produzir uma redação.

Cerca de 3,8 mil inscritos de duas cidades do estado não fizeram a prova neste domingo após decisão das prefeituras pelo momento crítico da pandemia de Covid-19: Rolim de Moura e Espigão D'Oeste se juntam a outras 56 cidades do Amazonas que não tiveram aplicação do exame. No estado vizinho, a ordem de suspensão veio da Justiça Federal.

O Enem em Rondônia acontece durante a vigência de um decreto estadual de isolamento social restritivo em mais da metade dos municípios do estado. O decreto, dentre outras coisas, determina toque de recolher entre 20h e 6h por 10 dias a partir deste domingo.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 68.659 candidatos tiveram as provas marcadas para esse domingo em Rondônia. Mais de 17 mil candidatos têm 18 ou 19 anos e outros 26,5 mil têm entre 21 e 30 anos.

Candidatas protegidas

A estudante Vitória Freitas Teixeira, de 17 anos, quer cursar medicina e usou um avental e touca descartáveis para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus durante a prova, em Porto Velho.

A mesma precaução teve a auxiliar de dentista da área indígena Eliene Leoteris, que, por ordem da chefia, se paramentou para fazer a prova em Ji-Paraná.

Também foram registrados episódios de candidatos que confundiram locais de aplicação e tiveram que correr para não perder o exame. Em Porto Velho, uma jovem chegou de moto na Escola Estadual 4 de Janeiro, cerca de 15 minutos após o fechamento do portão. Ela confundiu o horário com o de Brasília.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).

Fonte: G1 RO