Um mês após 1º caso de Covid-19, Rondônia tem quatro mortes e 160 pacientes em nove cidades
Até a última atualização da Sesau, o estado tinha 160 casos diagnosticados em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Alto Paraíso, Buritis, Jaru e Vilhena

Por G1 RO
Publicado 20/04/2020
A A
Foto: Diêgo Holanda/G1

O primeiro caso do novo coronavírus em Rondônia foi registrado pelo Ministério da Saúde no dia 20 de março. Um mês depois, o estado contabiliza 160 casos confirmados em nove cidades e quatro mortes. Os números desta segunda-feira (20) ainda não foram divulgados.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), esses 160 pacientes estão distribuídos em nove municípios: 110 em Porto Velho; 30 em Ariquemes; sete em Ji-Paraná, seis em Ouro Preto do Oeste; três em Rolim de Moura; um em Alto Paraíso, um em Buritis; um em Jaru e um em Vilhena.

Destes, quatro morreram, quatro estão internados e 28 já estão recuperados. Mais de 60 casos suspeitos ainda aguardam o resultado dos exames e 1089 foram descartados, após testarem negativo para Covid-19.

Ainda de acordo com a Sesau, até a manhã desta segunda (20) mais de 80 profissionais da saúde que trabalham no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II haviam sido afastados das suas funções por suspeita de contaminação, e 26 testaram positivo para a doença. Não há informações de servidores contaminados em outras unidades de saúde.

Primeiro caso

O primeiro teste positivo para coronavírus foi registrado em Ji-Paraná (RO). A prefeitura informou o caso no dia 19 de março, mas ele só foi reconhecido pela Sesau e pelo Ministério da Saúde no dia seguinte. O paciente, um homem de 29 anos, esteve na cidade a trabalho e, pouco após o diagnóstico, voltou para São Paulo, onde mora. Segundo a prefeitura de Ji-Paraná, ele já está recuperado da doença.

Mortes em Rondônia

Quatro mortes foram registradas:

  • No dia 29 de março foi registrado o óbito de uma senhora de 66 anos que estava internada no Cemetron em Porto Velho.
  • O segundo caso foi o de um taxista de 67 anos encontrado morto em casa no dia 8 de abril.
  • Uma idosa de 63 anos faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel enquanto era transportada de Ji-Paraná para o hospital de Cacoal (RO) na noite do dia 14 de abril.
  • A última foi de um idoso de 76 anos que estava internado na UTI do Cemetron, ele veio a óbito no sábado (18).

Fonte: G1 RO