Secretário suspende pesca esportiva em Rondônia e, indignado, governador avisa que vai revogar a medida
“Estou lutando contra as mídias mentirosas que ficam criticando o Governo do Estado porque querem alguma coisa”

Publicado 20/04/2020
Atualizado 20/04/2020
A A
Foto: Divulgação/Secom

Em portaria datada do dia 17 de abril, mas até o momento em que este texto era finalizado, ainda não publicada no Diário Oficial, o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Elias Rezende de Oliveira, chegou a a anunciar a suspensão da pesca esportiva em todo o Estado por 120 dias.
 
Até mesmo os torneios de pesca e a modalidade esportiva conhecida como “pesque-e-solte” estariam suspensas, caso a medida tivesse validade. Apenas os pescadores profissionais, que sobrevivem da atividade, estariam autorizados a capturar peixes dentro das especificações neste período.
 
Um advogado de Cabixi, ouvido pelo site, avalia que, se a portaria fosse mantida, haveria queda na renda de vários profissionais ligados ao turismo, como piloteiros, guias e cozinheiras. Esse segmento tem emprego temporário garantido na rede hoteleira durante a temporada de pesca.
 
Antes que a portaria da Sedam fosse publicada, o governador Marcos Rocha soltou um áudio no qual não esconde a contrariedade com a decisão, que teria sido tomada sem o seu conhecimento, e anuncia que ela será revogada.
 
Na gravação, Rocha fala que está “lutando para reabrir o comércio” e que não faz sentido fechar a pesca esportiva. O governador se diz chateado e revela que está também “lutando contra as mídias mentirosas que ficam criticando o Governo do Estado porque querem alguma coisa”.

Fonte: Folha do Sul