Indígenas querem mais espaço em eventos culturais em RO
Representantes indígenas participarão da IV Conferência Estadual de Cultura, em Cacoal

Publicado 21/10/2019
A A
Fotos: Rolim Notícias

Na 4ª Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu no Cacoal Selva park, lideranças indígenas estiveram defendendo seus pontos de vistas e apresentando sugestões para a valorização da cultura indígena rondoniense. Rubens Naraikoe Surui, coordenador da Associação Metarielá do Povo Indígena Surui, disse que o governo precisa desenvolver políticas públicas distintas, de maneira que os traços culturais, o folclore e a tradição das nações indígenas rondonienses. 

    Elivar Karitiana, líder indígena, disse que é preciso abrir espaço nos grandes eventos que acontecem no Estado, para que a cultura dos diferentes povos seja mostrada e preservada. “São 52 nações indígenas em Rondônia, cada qual com sua tradição cultural. Imaginemos o espetáculo que seria se cada nação pudesse mostrar suas raízes em grandes eventos públicos, como feiras agropecuárias?”, indaga Elivar.

    Durante a Conferência os representantes indígenas tiveram a oportunidade de mostrar seus pontos de vista e garantir espaço no calendário oficial de eventos culturais promovidos pelo Estado.
 

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias