Atualização cadastral e declaração de rebanhos em Rondônia: Campanha inicia em 1º de Maio

Publicado 29/04/2024
A A

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) dá início à Campanha de Declaração de Rebanhos em Rondônia, com o objetivo de atualizar o cadastro de animais e manter o estado livre da febre aftosa sem vacinação. A partir de 1º de maio, os produtores rurais devem declarar seus rebanhos de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves, online ou presencialmente, até o dia 31 do mesmo mês.

A ação é fundamental para garantir a continuidade das exportações de produtos agropecuários e a abertura de novos mercados para o setor. Além de atualizar o banco de dados da Idaron, a declaração também contribui para o planejamento de ações sanitárias e de defesa agropecuária.

Declaração Online Facilitada

A declaração de rebanhos pode ser feita de forma online no site da Idaron, utilizando a mesma senha da Guia de Trânsito Animal (GTA) online. Essa iniciativa visa facilitar o processo para os produtores, que devem estar atentos: a emissão da GTA estará condicionada à declaração prévia dos rebanhos. Regularizar o cadastro junto à Idaron é, portanto, um pré-requisito para emitir a GTA.