AltaFlorestaNotícias

AltaFlorestaNotícias

Atleta com Síndrome de Down compõe equipe que venceu Mundial de Karatê
Os alunos, que treinam sem tatame e em local improvisado, mostraram garra e dedicação ao esporte

Publicado 29/10/2019

Foto Divulgação

Atletas de uma escola pública de Vilhena foram destaques entre 350 competidores de onze Estados e da Colômbia, que se reuniram em Porto Velho, entre os dias 24 e 26, em disputa internacional de BWSKG Karatê World. Os karatecas da  escola rural Tenente Melo, conquistaram, no ginásio de esporte Claudio Coutinho, na capital, 31 medalhas e garantiram o troféu de primeiro lugar em equipe, para orgulho dos vilhenenses.

Os alunos, que são estudantes da escola rural no distrito de São Lourenço, a 55 km de Vilhena, conhecem e praticam o esporte há seis meses, através de um projeto social desenvolvido na unidade de ensino. Já participaram de outras competições, mas esta foi a terceira disputa e tem um detalhe especial: como os alunos não tinham condições de irem para a competição, realizaram uma campanha e tiveram o apoio de empresários e amigos.

Os alunos, que treinam sem tatame e em local improvisado, mostraram garra e dedicação ao esporte. Trouxeram da disputa 19 medalhas de ouro, 6 de bronze e 6 de prata. “Tínhamos confiança, falamos que poderiam acreditar que voltaríamos com medalhas, aí está o resultado: é muito orgulho e gratidão! Orgulho dessas crianças que se esforçam tanto e gratidão por todo o apoio que recebemos”, destacou a professora Ana Laura Royer, diretora da escola.

Eu gostei muito, maravilhoso. Somos uma equipe de ouro!”, comemorou a aluna Amanda dos Santos, 13 que, junto com os colegas, agradeceu as famílias por acreditarem neles. Também ao sensei João, professora Ana e a prefeitura de Vilhena, através do prefeito Eduardo Japonês (PV) pelo apoio. “Foi a melhor experiência”, concluiu Amanda.

ESPORTE É INCLUSÃO

O esporte prova mais uma vez que é inclusão, e os karatecas da equipe Tenente Melo sabem bem disso. Eles contam com uma atleta especial: Marya Rosa Royer, de 09 anos, que é Down. Ela já havia participado de competição no mês de agosto e garantido sua primeira medalha de ouro em disputa na cidade Ji-Paraná. Mas, nesta, ela trouxe duas medalhas e o troféu de primeiro lugar com a equipe. “Gostei muitão. Ganhei medalha de ouro e prata”, contou a pequena, em mensagem à equipe.

A emoção de ver ela competir não tem explicação. É muito orgulho ver o esforço e mérito dela. Ela nos surpreendeu! E foi lindo ver todo o carinho da organização e dos outros atletas presentes no Mundial, que também se emocionaram com ela”, contou o sensei João Sabino, 21, que é voluntário e desenvolve o projeto na escola.

A VIAGEM

Os estudantes foram surpreendidos, após a competição, com a oportunidade de conhecerem a Capital. E o coronel aviador Paulo Cezar Fischer, Comandante da Ala 6 e Comandante da Base Aérea de Porto Velho, fez convite pessoal para que a equipe Tenente Melo conhecesse a unidade. Na visita, nesta segunda-feira, 28, o comandante parabenizou o desempenho e dedicação dos atletas e também apresentou as oportunidades de carreira na aeronáutica.

Além de conhecerem pontos turísticos na capital, os alunos ainda visitaram a Assembleia Legislativa e participaram de sessão. Também fizeram passeios, o que foi agradecido pela pequena Yasmim da Silva, 10. “Conhecemos o shopping, o Rio Madeira e tantos outros lugares que nem imaginávamos. Agradecemos quem contribuiu. Foi tudo maravilhoso!”, finalizou Yasmim.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Assessoria de Imprensa